No próximo dia 15 de janeiro, a Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur) revelará os nomes dos blocos autorizados a desfilar no carnaval de rua de 2026. Com um total recorde de 803 agremiações inscritas, a expectativa é que apenas 465 possam participar efetivamente das festividades, que ocorrem entre os dias 14 e 17 de fevereiro.
O aumento no número de blocos inscritos é acompanhado por mudanças nas exigências da prefeitura, que promete facilitar a participação de novos grupos, incluindo aqueles que anteriormente não se formalizavam. A presidente da Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua, Rita Fernandes, destacou que a inclusão de blocos não oficiais está relacionada ao incentivo cultural oferecido pela prefeitura, que visa fomentar a oficialização e a participação nos desfiles.
As novas regras também simplificam o processo para blocos menores, que não necessitarão de licenciamento do Corpo de Bombeiros se não utilizarem estruturas robustas. Além disso, a inclusão do bloco Cordão do Boitatá no circuito dos megablocos marca uma nova etapa para os desfiles deste ano, que se programam para trazer inovação e diversidade ao carnaval carioca.

