O Centro de Inteligência em Saúde do Estado do Rio de Janeiro alertou para a possibilidade de calor severo em sete municípios a partir deste domingo. Cidades como Belford Roxo, Japeri e São Gonçalo estarão em alerta, com a capital se juntando a elas na segunda-feira. As temperaturas devem ultrapassar os 39 graus, elevando o risco para a saúde pública.
O índice de excesso de calor (EHF), utilizado para medir o impacto do calor, classifica os níveis em quatro categorias, sendo o nível severo quando as temperaturas estão nos 15% mais quentes da série histórica. As 27 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estaduais servirão como pontos de hidratação para a população. As autoridades recomendam que os cidadãos mantenham uma boa hidratação e evitem a exposição ao sol durante os horários mais quentes.
Com a previsão de temperaturas extremas, as medidas de precaução são essenciais para evitar problemas de saúde relacionados ao calor. As orientações incluem o uso de roupas leves e a ingestão de líquidos, além de evitar bebidas alcoólicas que podem causar desidratação. A situação deve ser monitorada, especialmente em relação ao aumento do alerta para o nível extremo em Guapimirim na terça-feira.

