A partir de janeiro de 2026, motoristas em todo o Brasil poderão renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) automaticamente, sem custos. A medida, voltada para condutores com bom histórico no trânsito, busca desburocratizar o processo e reduzir despesas, permitindo que mais de 323 mil motoristas já tenham sido beneficiados em sua primeira semana de implementação.
A renovação automática foi estabelecida pela Medida Provisória do Bom Condutor, que permite que motoristas sem infrações nos últimos 12 meses tenham seu documento renovado sem a necessidade de comparecimento a postos do Detran. Embora a política tenha um alcance nacional, a região Sudeste, especialmente São Paulo, concentra a maior parte das renovações, com a medida sendo adotada em todos os estados do país.
Contudo, nem todos os motoristas são elegíveis para o benefício. Condutores com 70 anos ou mais e aqueles com a CNH vencida há mais de 30 dias estão excluídos do programa. A iniciativa representa uma importante mudança no trânsito brasileiro, promovendo não apenas a economia, mas também incentivando o cumprimento das regras de circulação.

