Reino Unido e UE buscam novas negociações sobre cooperação em defesa

Gustavo Henrique Lima
Tempo: 1 min.

O Reino Unido e a União Europeia estão se preparando para explorar novas conversas sobre uma cooperação mais estreita em defesa. O líder do Partido Trabalhista, Keir Starmer, manifestou na última sexta-feira seu desejo de aprofundar as relações com Bruxelas. Na próxima semana, Maroš Šefčovič, comissário de comércio da UE, estará em Londres para discutir temas como comércio, energia e pescas.

Contudo, fontes diplomáticas revelaram que o Reino Unido está ansioso para reiniciar as discussões sobre defesa o mais rapidamente possível. As conversas anteriores para a adesão britânica ao fundo de defesa de 150 bilhões de euros da UE, conhecido como ‘Security Action for Europe’, fracassaram em novembro de 2025. A alegação foi de que os custos exigidos pela UE para a entrada no programa eram excessivos.

O restabelecimento dessas negociações pode ter implicações significativas para a segurança europeia e a futura colaboração militar entre o Reino Unido e a UE. A busca por uma relação de defesa mais próxima reflete não apenas a vontade política de ambos os lados, mas também a necessidade de enfrentar ameaças comuns em um cenário geopolítico em constante mudança.

Compartilhe esta notícia