Dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) revelam que a produção de petróleo e gás natural no Brasil atingiu 5,233 milhões de barris de óleo equivalente por dia em dezembro de 2025, representando um aumento de 6,43% em relação a novembro. Desse total, 4,011 milhões de barris por dia foram de petróleo, enquanto 194,2 milhões de metros cúbicos por dia foram de gás natural, com crescimentos de 6,43% e 6,44%, respectivamente.
A região do pré-sal, uma das mais produtivas do país, respondeu por 80,38% da produção total, somando 4,206 milhões de barris de óleo equivalente por dia. A produção de petróleo na área do pré-sal foi de 3,243 milhões de barris por dia, com um aumento de 7,24%, enquanto a produção de gás natural cresceu 8,39% na mesma comparação. Esses dados refletem a importância crescente do pré-sal para a matriz energética brasileira.
O crescimento na produção de petróleo e gás pode ter implicações significativas para a economia do Brasil, especialmente em um contexto de recuperação econômica após a pandemia. A estabilidade e o aumento na produção de recursos energéticos são cruciais para atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento do setor. O cenário atual sugere que o Brasil continua a se consolidar como um player relevante no mercado global de energia.

