Produção de petróleo e gás no Brasil cresce 14,4% em novembro de 2025

Carlos Eduardo Silva
Tempo: 2 min.

O Brasil alcançou em novembro de 2025 uma produção de 4,921 milhões de barris de óleo equivalente por dia, marcando um aumento de 14,4% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Entretanto, houve uma queda de 6,36% em relação a outubro, conforme relatado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta segunda-feira, 5. A produção de petróleo especificamente foi de 3,773 milhões de barris por dia, também apresentando um crescimento de 13,9% em relação ao ano passado.

Além do petróleo, a produção de gás natural também teve um desempenho positivo, crescendo 15,7% em comparação a novembro de 2024, alcançando 182,5 milhões de metros cúbicos diários. No entanto, em relação a outubro, a produção de gás registrou uma diminuição de 6,27%. A região do pré-sal se destacou, sendo responsável por 79,5% da produção total, com 3,913 milhões de barris de óleo equivalente por dia, embora tenha enfrentado quedas em relação ao mês anterior.

A Petrobras, principal operadora do setor, reportou um avanço significativo ao alcançar uma produção total de 2,989 milhões de barris de óleo equivalente por dia, com aumentos de 14,2% e 11,5% para petróleo e gás, respectivamente, em comparação ao ano anterior. Contudo, a produção total da estatal caiu 8,5% em relação a outubro, resultado de paradas para manutenção das unidades. Esses dados apontam para um cenário misto no setor, indicando crescimento anual, mas desafios mensais que podem impactar a continuidade da produção.

Compartilhe esta notícia