A Polícia Rodoviária Federal (PRF) declarou que não recebeu comunicação prévia sobre a caminhada iniciada em 19 de janeiro pelo deputado federal Nikolas Ferreira na BR-040, entre Paracatu (MG) e Brasília (DF). Em nota, a PRF ressaltou que a ausência de aviso dificultou o planejamento de medidas de segurança e monitoramento do evento, que envolveu um fluxo extraordinário de pessoas na rodovia.
De acordo com a PRF, a falta de aviso prévio impediu a implementação de medidas de mitigação de riscos, algo essencial em situações que envolvem grandes deslocamentos. Em resposta, a assessoria de Nikolas Ferreira afirmou que a decisão de iniciar a caminhada foi tomada no mesmo dia em que ocorreu a entrega de uma emenda parlamentar em Paracatu, e que ofícios informando sobre o evento foram enviados à PRF e à ANTT no mesmo dia.
A caminhada, que percorre 240 quilômetros e ocorre como um protesto contra a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, está sendo monitorada pelas autoridades competentes. A previsão é que o evento termine em Brasília no dia 25 de janeiro, na Praça do Cruzeiro, com o deputado enfatizando seu compromisso com a segurança e o respeito às instituições durante o percurso.

