Petróleo cai 4% com diminuição das tensões entre EUA e Irã

Laura Ferreira
Tempo: 1 min.

No dia 15 de janeiro de 2026, o preço do petróleo sofreu uma queda de 4%, encerrando uma sequência de cinco sessões consecutivas de alta. A redução nos preços foi atribuída à moderação nas tensões geopolíticas entre os Estados Unidos e o Irã, uma vez que o presidente dos EUA, Donald Trump, comunicou que não faria um ataque militar ao país persa.

O petróleo WTI para fevereiro foi negociado a US$ 59,19 o barril, enquanto o Brent para março fechou a US$ 63,76. A diminuição do risco geopolítico foi corroborada por declarações de analistas, que apontaram uma redução significativa na probabilidade de um conflito militar entre os EUA e o Irã, o que teve um efeito direto no preço do petróleo no mercado internacional.

Com a estabilização das relações entre os dois países, o mercado de petróleo poderá ver uma nova fase de negociações e ajustes nos preços. Além disso, a cooperação entre a Rússia e a Arábia Saudita no âmbito da Opep+ também sugere um esforço contínuo para manter a estabilidade do mercado, o que pode influenciar futuras tendências de preços.

Compartilhe esta notícia