Petrobras amplia frota e reativa indústria naval com novas encomendas

Rodrigo Fonseca
Tempo: 2 min.

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, anunciou que a estatal receberá até junho deste ano parte das encomendas para a ampliação de sua frota, o que não acontecia há uma década. O evento ocorreu no estaleiro da Ecovix, localizado em Rio Grande, no Rio Grande do Sul, onde Magda esteve acompanhada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Além disso, a presidente revelou que estão sendo estudadas novas licitações para a construção de embarcações e plataformas de petróleo.

Magda destacou que o primeiro navio será entregue ainda no primeiro semestre de 2026, dando início ao Programa Mar Aberto, que visa a revitalização da indústria naval brasileira. As encomendas, que incluem gaseiros e graneleiros, beneficiarão estaleiros de várias regiões, como Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia e Amazonas. Com isso, a Petrobras já planeja a construção de até 48 novas embarcações, um marco significativo para o setor.

Com a reativação da indústria naval, o número de empregos na área saltou de 18 mil em 2022 para 50 mil no final do ano passado. Além disso, Magda anunciou a entrega da primeira biorrefinaria do Brasil, com investimentos de R$ 6 bilhões na Refinaria Riograndense, também em Rio Grande. A presidente afirmou que as refinarias brasileiras estão entre as mais tecnológicas e eficientes do mundo, destacando a importância desse avanço para o futuro da Petrobras.

Compartilhe esta notícia