No dia 19 de janeiro, o papa Leão XIV manifestou suas condolências em razão do grave acidente ferroviário que ocorreu em Adamuz, na Espanha. O trágico incidente envolveu um trem de alta velocidade da empresa Iryo e um trem de longa distância da Renfe, resultando na morte de ao menos 39 pessoas e deixando dezenas de feridos. O pontífice declarou estar ‘profundamente entristecido’ ao tomar conhecimento das consequências da tragédia.
Em sua mensagem, enviada ao arcebispo de Valladolid, dom Luis Javier Argüello García, o papa ofereceu orações pelo repouso eterno das vítimas e expressou solidariedade às famílias afetadas. Ele também destacou a importância do trabalho das equipes de resgate que se mobilizaram rapidamente para ajudar no local do acidente, um dos mais trágicos registrados na Espanha nos últimos anos.
As orações e condolências do papa refletem a preocupação da Igreja com aqueles que sofreram devido a essa tragédia. O acidente ressalta a necessidade de medidas de segurança mais rigorosas no transporte ferroviário, visando evitar que incidentes como este se repitam no futuro. As investigações devem ser intensificadas para apurar as causas e responsabilidades relacionadas ao ocorrido.

