Ouro se valoriza enquanto petróleo enfrenta queda nos mercados internacionais

Sofia Castro
Tempo: 2 min.

A valorização do ouro e da prata, acompanhada pela alta do minério de ferro e cobre, contrasta com a queda do petróleo nos mercados internacionais. Segundo Bruno Perri, economista-chefe da Fórum Investimentos, essa diminuição dos preços do petróleo se deve à expectativa de um aumento na oferta, impulsionada pela intervenção dos Estados Unidos na Venezuela. Essa situação tem pressionado as cotações do barril e também impactado as ações da Petrobras.

No que diz respeito ao ouro e à prata, a dinâmica é diferente. Perri destaca que esses metais preciosos são vistos como ativos de proteção e reserva de valor, especialmente em períodos de incerteza geopolítica e econômica. Nos últimos meses, investidores institucionais e bancos centrais, como o Banco Central do Brasil, têm aumentado suas reservas em ouro, refletindo uma política econômica mais volátil nos Estados Unidos.

Além disso, a alta recente do minério de ferro e do cobre está relacionada às expectativas de um ciclo econômico mais forte em países emergentes, conforme explica Alex Agostini, economista-chefe da Austin Rating. Ele observa que, apesar da desaceleração global, indicadores de intenção de compra e estímulos em economias como a China ajudam a sustentar os preços desses metais, embora não garantam uma trajetória de alta contínua.

Compartilhe esta notícia