NASA inicia preparação para primeiro voo lunar com astronautas em 50 anos

Bianca Almeida
Tempo: 2 min.

A NASA confirmou que realizará seu primeiro voo lunar com astronautas em mais de meio século, preparando o foguete Space Launch System (SLS) para a missão. A viagem, programada para fevereiro, será uma excursão de ida e volta, sem orbitar ou pousar na Lua nesta etapa inicial. O SLS, que possui 98 metros de altura e mais de 5 milhões de quilos, foi transportado para a plataforma de lançamento, marcando um momento significativo para a exploração espacial.

No frio da madrugada, uma multidão de funcionários e familiares do centro espacial se reuniu para assistir ao deslocamento do foguete, que representa um marco após anos de adiamentos. A bordo do SLS estará a cápsula tripulada Orion, que, até agora, só realizou um voo não tripulado em 2022. Problemas técnicos identificados durante essa missão exigiram novos testes, adiando o voo tripulado para este ano.

A missão, que durará 10 dias, será liderada pelo comandante Reid Wiseman e contará com o piloto Victor Glover, além da astronauta Christina Koch e do canadense Jeremy Hansen. Esses astronautas serão os primeiros humanos a viajar até a Lua desde 1972, quando o programa Apollo foi encerrado. A NASA espera realizar testes finais em fevereiro e planeja a primeira decolagem entre os dias 1 e 5, com uma nova janela de lançamento prevista para março, caso necessário.

Compartilhe esta notícia