Morre Valentino Garavani, ícone da moda italiana, aos 93 anos

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 2 min.

Valentino Garavani, renomado estilista italiano e fundador da grife de luxo que leva seu nome, faleceu aos 93 anos em sua residência em Roma, no dia 19 de janeiro. A informação foi confirmada pela Fundação Valentino Garavani e Giancarlo Giammetti, que relataram que o estilista partiu em paz, rodeado pelo carinho de seus entes queridos.

O velório de Valentino acontecerá na Piazza Mignanelli, em Roma, nos dias 21 e 22 de janeiro, enquanto o funeral está agendado para 23 de janeiro na Basílica de Santa Maria degli Angeli e dei Martiri. A morte do estilista vem três meses após a perda de Giorgio Armani, seu amigo e rival, e marca o fim de uma era na moda italiana, na qual Valentino foi um dos principais protagonistas, atendendo a ícones como Jacqueline Kennedy Onassis e Elizabeth Taylor.

Com uma carreira que deixou uma marca indelével na alta-costura, Valentino se afastou da direção da grife em 2007, e a marca passou a ser controlada por investidores catarianos em 2012. Em 2023, o grupo Kering adquiriu uma participação significativa na empresa. A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, expressou seu pesar nas redes sociais, destacando o impacto duradouro que Valentino teve no mundo da moda.

Compartilhe esta notícia