MME inicia elaboração da Estratégia Nacional de Terras Raras no Brasil

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 1 min.

O Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou em 22 de janeiro de 2026 o início da elaboração da Estratégia Nacional de Terras Raras (ENTR). O projeto tem como objetivo desenvolver diretrizes e metas que fortaleçam a cadeia produtiva desses insumos essenciais, buscando alinhar-se com as políticas industrial, ambiental e de transição energética do Brasil.

A primeira reunião sobre a ENTR, realizada nesta semana, contou com a presença de representantes do MME, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri). Durante o encontro, foram discutidas as oportunidades de desenvolvimento da cadeia de valor, além de orientações em sustentabilidade e propostas de governança e monitoramento para o setor minerário.

Com a crescente relevância dos recursos minerais, o governo brasileiro tem adotado uma abordagem infralegal para regular o setor, enquanto o Congresso discute a criação de uma legislação específica. A criação do Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM) também destaca a importância do tema, que inclui a formação de grupos de trabalho voltados ao financiamento e à fiscalização do setor.

Compartilhe esta notícia