O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniu nesta quinta-feira, 15, com o CEO da Saudi Basic Industries Corporation (SABIC), Abdulrahman Al-Fageeh, em Riade, na Arábia Saudita. O encontro teve como objetivo discutir a ampliação da presença da SABIC nos setores de óleo, gás e petroquímica no Brasil, destacando o potencial do país nesse contexto.
Durante a reunião, Silveira incentivou os executivos da SABIC a conhecerem mais sobre o setor petroquímico brasileiro, especialmente no estado do Rio de Janeiro, que é um importante polo de produção de petróleo e gás. Ele argumentou que o Brasil oferece escala, estabilidade institucional e oportunidades para integração industrial, conforme comunicado do ministério.
Além disso, o ministro vem trabalhando para fortalecer as relações com parceiros árabes desde a visita oficial do presidente Lula ao Oriente Médio. A expectativa é que a SABIC avalie novas oportunidades no Brasil, focando em produtos como polímeros e químicos, enquanto Silveira cumpre uma agenda oficial que se estende até 25 de janeiro de 2026, com compromissos em Xangai, na China.

