Ministério da Saúde rejeita produção de vacina Qdenga e avança com Butantan-DV

Sofia Castro
Tempo: 2 min.

O Ministério da Saúde reprovou a proposta de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) apresentada pela Fiocruz e pela farmacêutica Takeda Pharma, que visava a produção nacional da vacina Qdenga contra a dengue. Atualmente, essa vacina já está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para jovens de 10 a 14 anos, mas a expectativa de ampliação da produção foi frustrada. De acordo com a pasta, o projeto não atendeu aos requisitos mínimos necessários para a inclusão no programa.

A decisão do Ministério foi fundamentada na falta de apresentação de um recurso contra a reprovação e na ausência de garantias para o acesso integral ao conhecimento de produção do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA). Esse acesso é considerado fundamental para a produção nacional, conforme estipulado na Portaria GM/MS nº 4.472/2024. Dessa forma, a proposta não atendeu aos critérios estabelecidos pelo Governo Federal para parcerias produtivas na saúde.

Em contrapartida, o Brasil fará a introdução da vacina Butantan-DV, um imunizante de dose única desenvolvido pelo Instituto Butantan e aprovado pela Anvisa. A aplicação deste novo imunizante está programada para começar no próximo domingo, priorizando inicialmente a população com mais de 59 anos e expandindo gradualmente para outras faixas etárias. O Ministério da Saúde informou que já existem cerca de 1,3 milhão de doses disponíveis para a campanha de vacinação.

Compartilhe esta notícia