Os contratos futuros do minério de ferro apresentaram uma queda de 1,03% em 15 de janeiro de 2026, acompanhando a redução na produção de ferro-gusa na China. A Bolsa de Mercadorias de Dalian registrou o preço de 813 iuanes por tonelada, atingindo o menor nível desde 9 de janeiro. O recuo na produção deve-se à lenta recuperação das usinas siderúrgicas após o feriado de Ano Novo.
Dados do Shanghai Metals Market indicam uma redução de quase 2 milhões de toneladas na produção de ferro-gusa, o que reflete a dificuldade das usinas em retomar as operações normais. Muitas delas também aproveitaram o período para realizar manutenções anuais programadas. Além disso, as transações de carga spot em portos foram lentas, já que os comerciantes estão cautelosos quanto ao acúmulo de estoques após o Ano Novo Lunar.
As importações recordes de minério de ferro em dezembro e a expectativa de um aumento nos embarques para a China podem intensificar a pressão sobre os preços. Embora um aumento nas exportações de aço da China tenha fornecido algum suporte ao mercado, a combinação de estoques elevados e a retração na produção de ferro-gusa sugere um cenário desafiador para os preços do minério no curto prazo.

