O acordo entre o Mercosul e a União Europeia será oficialmente assinado hoje, às 13h, no Grande Teatro José Asunción Flores, em Assunção, Paraguai. A cerimônia, que começa ao meio-dia, contará com a presença de líderes de vários países sul-americanos e autoridades da União Europeia, embora o presidente brasileiro não esteja presente, sendo representado pelo ministro das Relações Exteriores.
Esse tratado, após 26 anos de negociações, é considerado o mais relevante já alcançado pelo Mercosul em termos de acesso a mercados, prometendo criar a maior área de livre-comércio do mundo. Com um total de aproximadamente 718 milhões de pessoas e um PIB combinado de cerca de US$ 22 trilhões, o acordo deve promover a liberalização do comércio nos próximos 15 anos, beneficiando as economias envolvidas.
A assinatura do acordo pode ter impactos significativos nas economias do Mercosul e da União Europeia, aumentando as oportunidades de comércio e investimento entre as partes. Além disso, a cerimônia pode simbolizar um novo capítulo nas relações comerciais internacionais, com outros países observando de perto os desdobramentos desta parceria.

