Nesta quinta-feira, 15 de janeiro de 2026, os mercados financeiros estão atentos a uma série de divulgações que podem impactar as tendências econômicas. No Brasil, a expectativa é de um aumento de 0,3% nas vendas do varejo referente a novembro, enquanto nos Estados Unidos, os investidores aguardam a divulgação do número de pedidos de auxílio-desemprego, que deve aumentar para 215 mil, em comparação aos 208 mil da semana anterior.
Além dos dados de emprego, o dia é marcado pela apresentação de resultados de grandes instituições financeiras americanas, como Goldman Sachs e Morgan Stanley. Os balanços são cruciais para entender a saúde do setor financeiro e podem influenciar a confiança dos investidores, especialmente em um momento de incertezas econômicas. Na Europa, investidores monitoram a balança comercial e a produção industrial da zona do euro, que também são indicadores importantes para a economia global.
As implicações dessas divulgações são significativas, pois podem afetar as expectativas em relação à política monetária, principalmente no que diz respeito à decisão do Federal Reserve sobre a taxa de juros. Um aumento nas solicitações de auxílio-desemprego pode indicar uma desaceleração econômica, enquanto os resultados do varejo brasileiro refletem a recuperação do consumo. O dia promete ser movimentado para os mercados, com os dados podendo moldar as estratégias de investimento para o futuro próximo.

