O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido a uma cirurgia de catarata no olho esquerdo em Brasília na sexta-feira (30). O procedimento, conhecido como facectomia, consiste na remoção do cristalino afetado, seguido da inserção de uma lente artificial. Esta é a segunda cirurgia de catarata que Lula realiza, tendo passado por uma intervenção semelhante em outubro de 2020.
A catarata, uma das principais causas de cegueira no mundo, está frequentemente ligada ao envelhecimento e pode afetar a visão de pacientes em diversas idades. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o surgimento da doença é mais comum em pessoas acima de 70 anos. A cirurgia, que tem um tempo médio de duração de 15 minutos, é considerada segura e geralmente realizada por profissionais experientes.
A recuperação da cirurgia pode levar de 2 a 7 dias, durante os quais o paciente deve evitar atividades que possam comprometer a cicatrização, como dirigir ou levantar peso. Além de restaurar a visão, o procedimento pode corrigir problemas como miopia e astigmatismo. Após um mês, a maioria dos pacientes pode retomar suas atividades normais com segurança.

