Em 7 de janeiro de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a criação de uma rede nacional de hospitais inteligentes, durante uma cerimônia no Palácio do Planalto. O presidente destacou a importância de investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) e criticou a falta de recursos que têm impedido o avanço de projetos essenciais para a saúde pública brasileira.
Lula enfatizou que não se pode aceitar a justificativa de falta de dinheiro para barrar iniciativas estruturantes. O evento também marcou a celebração de um financiamento de R$ 1,7 bilhão do Novo Banco de Desenvolvimento para o Instituto Tecnológico de Medicina Inteligente, que funcionará no Hospital das Clínicas em São Paulo e utilizará inteligência artificial na medicina de alta precisão.
Com a implementação dessa rede, o Ministério da Saúde projeta uma significativa redução no tempo de espera por atendimentos emergenciais, melhorando a eficiência do sistema. Esta iniciativa representa um passo importante para modernizar a saúde no Brasil e atender à crescente demanda por serviços de saúde de qualidade.

