Líder do PT aciona PF contra Bolsonaro e Nikolas por incitação a golpe

Jackelline Barbosa
Tempo: 1 min.

Lindbergh Farias, líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados, protocolou uma representação à Polícia Federal nesta terça-feira, 6, contra os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP), além do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). A denúncia se baseia em declarações que supostamente incentivam uma intervenção militar dos Estados Unidos no Brasil, em um contexto considerado grave por Farias.

O deputado Nikolas Ferreira, em uma publicação que obteve 7,3 milhões de visualizações na rede social X, fez uma montagem que remete à prisão do ex-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, envolvendo o atual presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva. Lindbergh Farias criticou a atitude de Ferreira, afirmando que suas declarações são uma tentativa de golpe continuado e que as falas dos parlamentares buscam normalizar a ideia de intervenção militar no país.

Além da ação de Farias, a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) também apresentou uma representação à Procuradoria-Geral da República contra os mesmos parlamentares. Ela argumentou que as declarações feitas pelos envolvidos não são meramente opiniões, mas sim ameaças que questionam a legitimidade do governo eleito e incitam a violência, o que pode ter repercussões significativas para a estabilidade política no Brasil.

Compartilhe esta notícia