Juros futuros no Brasil caem com recuo do dólar no início do ano

Rafael Barbosa
Tempo: 2 min.

Os juros futuros no Brasil começaram 2026 em queda significativa, impulsionados pela falta de catalisadores relevantes e um dia marcado por baixa liquidez no mercado. A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2027 caiu para 13,7%, enquanto outros vencimentos também registraram quedas, acompanhando o recuo do dólar, que cedeu 1,16%, para R$ 5,4256.

Agentes do mercado indicam que a ausência de dados econômicos importantes tem permitido que os juros futuros se ajustem ao movimento do dólar. A calmaria nos mercados é acentuada pela falta de novidades na agenda política, especialmente em relação à pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro, que já havia gerado estresse nos ativos domésticos. A equipe econômica da BuysideBrazil destaca que o cenário atual é mais marcado por ruídos políticos do que por medidas concretas do governo.

Por fim, analistas acreditam que o Banco Central pode atuar de forma mais ativa no câmbio, o que poderia levar a uma valorização adicional do real e a uma moderação da inflação. Com isso, há uma expectativa de que a Selic, atualmente elevada, possa ser reduzida ao longo de 2026, especialmente se a inflação continuar a desacelerar. Em meio a essa perspectiva, os operadores do mercado se mostram otimistas em relação à diminuição dos prêmios de risco nas taxas futuras.

Compartilhe esta notícia