Uma jovem de 20 anos foi detida no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, sob suspeita de participar de um golpe que resultou em um prejuízo de R$ 500 mil para uma idosa de 77 anos, residente em Brasília. A prisão ocorreu em uma estação do BRT no bairro Tanque, Zona Sudoeste da capital fluminense, em uma ação conjunta entre a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática e a Polícia Civil do Distrito Federal.
De acordo com as investigações, a mulher é parte de uma organização criminosa voltada para fraudes bancárias eletrônicas e lavagem de dinheiro, com atuação interestadual. A idosa foi enganada ao receber um telefonema de indivíduos que se passaram por funcionários de um banco, solicitando a confirmação de uma compra que não tinha realizado. Orientada a realizar transferências via Pix, ela involuntariamente enviou dinheiro para empresas de fachada criadas pelos criminosos.
As investigações revelam que a quadrilha é bem estruturada, com funções específicas para captação de vítimas e movimentação financeira. Além da prisão da suspeita, a operação resultou na execução de dez mandados judiciais em estados como São Paulo e Rio de Janeiro. Os envolvidos podem ser acusados de estelionato eletrônico, associação criminosa e lavagem de dinheiro, enfrentando possíveis severas consequências legais.

