Institutos Federais do Rio de Janeiro Expandem Serviços de Saúde Especializados

Fernanda Scano
Tempo: 1 min.

Na quinta-feira (22), os institutos federais de saúde do Rio de Janeiro inauguraram novos serviços voltados para o atendimento especializado e de alta complexidade. As unidades, ligadas ao Ministério da Saúde, passam por um processo de requalificação, incluindo a nova ala pediátrica do Instituto Nacional do Câncer, que agora acolhe 80 crianças e adolescentes diariamente.

Além da ala pediátrica, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia inaugurou um Centro de Atenção em Ortobiológicos, que utiliza terapias avançadas para cicatrização. O Instituto Nacional de Cardiologia também recebeu novas instalações, incluindo um serviço de sequenciamento genético e um Centro de Telessaúde. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, comentou que os investimentos já estão contribuindo para a redução das filas para cirurgias.

Os investimentos, que totalizam cerca de R$ 170 milhões, fazem parte do programa Agora Tem Especialistas e visam aumentar a oferta de atendimento em todo o país. A requalificação também envolve a contratação de 2.059 novos profissionais por meio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O objetivo é que, até o final do primeiro semestre, todos os leitos e salas cirúrgicas estejam em operação plena, aumentando significativamente o número de cirurgias realizadas anualmente.

Compartilhe esta notícia