Institutos de Saúde no Rio de Janeiro ampliam serviços e capacidade de atendimento

Carlos Eduardo Silva
Tempo: 1 min.

Nesta quinta-feira (22), os institutos federais de saúde do Rio de Janeiro inauguraram novos serviços voltados para o atendimento especializado e de alta complexidade. As unidades, vinculadas ao Ministério da Saúde, passam por um processo de requalificação para melhorar a infraestrutura e a qualidade do atendimento aos pacientes.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) agora conta com uma ala pediátrica dedicada, atendendo até 80 crianças e adolescentes diariamente. O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) inaugurou um Centro de Atenção em Ortobiológicos e reabriu 40 leitos de enfermaria, enquanto o Instituto Nacional de Cardiologia implementou um serviço de sequenciamento genético e criou um Centro de Telessaúde.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, enfatizou que essas iniciativas visam maximizar o potencial dos institutos, prevendo a realização de mais de 12 mil cirurgias em 2026. Com investimentos significativos e a contratação de profissionais, espera-se que as filas para procedimentos cirúrgicos sejam significativamente reduzidas, beneficiando a população atendida.

Compartilhe esta notícia