Inmet emite alerta de tempestade para São Paulo e outras regiões

Gustavo Henrique Lima
Tempo: 1 min.

Nesta sexta-feira, 2 de janeiro de 2026, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) anunciou alertas laranja para ‘perigo de tempestade’ e ‘chuvas intensas’, afetando várias regiões do Brasil. Os avisos são válidos principalmente para os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além de partes do Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, em razão de uma frente fria que está se aproximando pelo litoral paulista.

Os alertas indicam a possibilidade de ventos que podem alcançar até 100 km/h, trazendo riscos de queda de granizo, alagamentos e danos a plantações. O Inmet ressalta que o alerta laranja é um dos níveis mais críticos, ficando atrás apenas do vermelho, e recomenda que a população evite se abrigar sob árvores e estacione longe de estruturas que possam cair.

A previsão é de que as chuvas persistam entre 3 e 9 de janeiro, com acumulados que podem ultrapassar 250 mm. O Inmet alerta ainda que a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul pode causar tempestades localizadas na região Sudeste e em partes do Centro-Oeste, aumentando a preocupação com os impactos nas comunidades afetadas.

Compartilhe esta notícia