O Ministério dos Transportes anunciou a partir desta sexta-feira (9) a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para condutores que não registraram infrações nos últimos 12 meses. A medida será totalmente digital e isenta de taxas, permitindo que motoristas habilitados renovem seus documentos sem precisar se deslocar até os Detrans ou realizar exames presenciais.
A renovação automática, prevista em uma medida provisória de dezembro de 2025, está disponível apenas para motoristas que se cadastrarem no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). Além disso, condutores com 70 anos ou mais não poderão usufruir do benefício, que é limitado a motoristas com 50 anos ou mais a uma única vez, e não se aplica a aqueles com validade da CNH reduzida por motivos médicos.
A expectativa é que a nova política incentive uma mudança no comportamento dos motoristas, promovendo a direção responsável e reduzindo a burocracia enfrentada pelos condutores. Durante o anúncio, o ministro Renan Filho destacou que a iniciativa visa a valorização dos bons condutores, ao mesmo tempo em que facilita o processo de renovação e diminui a carga sobre os serviços de trânsito.

