A partir de hoje, 16 de janeiro, quatro hospitais da operadora de plano de saúde Hapvida começam a atender pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Niterói e Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Este novo acordo, firmado com o Ministério da Saúde, prevê cerca de 300 atendimentos mensais, com um investimento inicial de R$ 4,8 milhões direcionado a procedimentos cirúrgicos e ambulatoriais em áreas prioritárias.
Com a adesão dos novos hospitais, o programa Agora Tem Especialistas já contabiliza 187 propostas de conversão de dívidas aprovadas. A iniciativa visa aumentar a prestação de serviços de saúde, especialmente em áreas de média e alta complexidade, e já conta com parcerias com outros hospitais privados e filantrópicos. A expectativa é que até o final de janeiro novos contratos aumentem o montante de recursos disponíveis para R$ 200 milhões.
Durante a cerimônia de assinatura dos contratos, o ministro da Saúde em exercício, Adriano Matsuda, também anunciou a inauguração de novas carretas do programa, que irão atender regiões de difícil acesso em todo o Brasil. Com 41 carretas em operação, o programa visa reduzir filas e oferecer atendimento especializado em diversas localidades. Até o fim do ano, o Ministério da Saúde planeja expandir para 150 carretas em circulação, reforçando o compromisso com o acesso à saúde no país.

