Walter Delgatti Neto, conhecido hacker, foi transferido de volta à Penitenciária II de Tremembé, em São Paulo, na quarta-feira, 14. Ele cumpre pena de oito anos e três meses por invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023, a mando da ex-deputada Carla Zambelli, atualmente detida na Itália. A Secretaria da Administração Penitenciária confirmou a informação ao Estadão, ressaltando que Delgatti agora está em regime semiaberto.
A transferência de Delgatti para Tremembé se deu em meio a uma reorganização do sistema prisional paulista, que anteriormente o havia enviado para uma unidade em Potim. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a progressão de regime, considerando o bom comportamento do hacker, comprovado por atestados das unidades prisionais e apoio da Procuradoria-Geral da República. Essa mudança de regime permite a Delgatti eventualmente exercer atividades laborais fora da prisão.
Além disso, a defesa do hacker solicitou ao STF a redução de sua pena, com base no decreto de indulto natalino assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A possibilidade de diminuição da pena está condicionada ao cumprimento de critérios, como a ausência de punições disciplinares no último ano. O desdobramento dessa solicitação pode impactar significativamente o tempo de Detenção de Delgatti e suas condições de liberdade futura.

