Gustavo Petro revela localização de sobreviventes de ataque no Pacífico

Laura Ferreira
Tempo: 2 min.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, divulgou nesta sexta-feira (2) a localização suposta de sobreviventes de embarcações que teriam sido bombardeadas no Pacífico, durante uma operação militar dos Estados Unidos contra o narcotráfico. Ele não detalhou a que evento se referia, mas sinalizou um ponto ao sul do estado mexicano de Oaxaca e a oeste da Costa Rica como a área onde os integrantes das lanchas teriam caído.

Petro afirmou que três pessoas morreram no ataque e que a força naval colombiana está disposta a colaborar na localização dos sobreviventes. Ele fez um apelo a todos os governos da região para que se unam na busca. O presidente tem sido um crítico da presença militar dos EUA no Caribe e no Pacífico, argumentando que as pessoas atingidas em tais operações são frequentemente vítimas dos chefes do tráfico, sem envolvimento direto com a narcotraficância.

Desde setembro, pelo menos 110 pessoas teriam morrido em ataques desse tipo, segundo dados dos EUA. O cenário é complicado por especulações e afirmações não verificadas que circulam nas redes sociais, como no caso de um ataque em Maracaibo, na Venezuela, que Petro mencionou, mas que foi refutado por fontes locais. A situação destaca a complexidade das dinâmicas geopolíticas e de segurança na região, à medida que a luta contra o narcotráfico continua a ser uma questão central para vários países envolvidos.

Compartilhe esta notícia