O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães, afirmou que é necessário aprimorar a proposta de emenda à Constituição conhecida como PEC da Segurança Pública. Sua declaração foi feita em uma postagem na rede social X, nesta segunda-feira, 12 de janeiro de 2026, após a PEC ter sido aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e estar agora em análise em uma comissão especial.
Guimarães destacou que a PEC da Segurança é uma das prioridades do governo até 2026, mas que mudanças são essenciais para que o texto reflita melhor as necessidades e diretrizes do governo. Ele mencionou que o relator da proposta, deputado Mendonça Filho, introduziu alterações significativas, como a diminuição da influência da União nas políticas de segurança pública. A votação na comissão especial deve ocorrer com a retomada das atividades legislativas.
As declarações de Guimarães indicam que, apesar das dificuldades, o governo está comprometido em avançar com a PEC, que enfrenta desafios em encontrar um consenso entre os deputados. Além disso, o líder governista também mencionou a prioridade da proposta de redução da jornada de trabalho, reforçando a agenda do governo para este semestre. O desdobramento da PEC pode influenciar o cenário político e as estratégias do governo com as eleições se aproximando.

