O Programa Gás do Povo inicia sua operação em todas as capitais brasileiras a partir desta segunda-feira, 26 de janeiro. Com a inclusão de 950 mil novas famílias de 17 capitais, o programa garante um vale para a recarga gratuita do botijão de gás de cozinha de 13 quilos. Essa fase do programa é parte de um esforço mais amplo do governo para atender 15 milhões de famílias até março deste ano.
O Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) destaca que a proposta do Gás do Povo é combater a pobreza energética, ou seja, a dificuldade de acesso a serviços essenciais de energia. Além de beneficiar as famílias de baixa renda, a iniciativa busca melhorar a saúde pública, reduzindo o uso de alternativas perigosas, como lenha e carvão, que podem causar doenças respiratórias e queimaduras. Com mais de 10 mil revendedoras credenciadas, o acesso ao gás se torna mais seguro e eficiente.
Com a expansão do programa, o governo reforça o compromisso de atender a todas as 5.571 cidades do país até março, substituindo o atual Auxílio Gás. O ministro Wellington Dias ressaltou que o benefício impacta positivamente o orçamento das famílias, permitindo que recursos sejam redirecionados para outras necessidades básicas. As próximas etapas incluem a atualização da cobertura e a promoção de um acesso facilitado para as famílias beneficiárias, por meio de plataformas digitais e canais de atendimento.

