O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) divulgou um alerta sobre golpes que têm ocorrido desde o início do pagamento de indenizações a clientes do Banco Master, liquidado em novembro. As tentativas de fraudes se aproveitam da busca dos correntistas por ressarcimentos, utilizando comunicações falsas e solicitando dados pessoais e pagamentos indevidos.
Entre as práticas fraudulentas identificadas estão o envio de e-mails e mensagens que simulam contatos institucionais, além da criação de aplicativos não oficiais que comprometem a segurança das informações. O FGC e outras entidades financeiras recomendam que os clientes se mantenham alerta e verifiquem informações somente por canais oficiais, evitando assim possíveis prejuízos.
Até o momento, o FGC já pagou R$ 26 bilhões em indenizações, beneficiando cerca de 521 mil pessoas. Com a inclusão de outra instituição liquidada, espera-se que o total de indenizações chegue a R$ 47 bilhões, destacando a importância de medidas de segurança para proteger os consumidores em meio a essa situação.

