O exército israelense anunciou no último domingo (25) a abertura de uma investigação contra um soldado suspeito de extorquir uma família palestina. O caso envolve a suposta simulação do sequestro de um palestino detido, utilizado como estratégia para exigir um resgate em dinheiro de seus familiares.
De acordo com informações do The Times of Israel, o soldado, enquanto o palestino estava sob custódia em um centro de detenção, enviou uma fotografia dele para a família, alegando falsamente que o homem havia sido sequestrado. A situação se agravou quando o soldado exigiu uma quantia em dinheiro em troca da libertação do detido, segundo relatos da rádio israelense.
O exército israelense confirmou a investigação em andamento, mas optou por não divulgar mais informações até que o processo seja concluído. O desdobramento deste caso pode impactar a percepção sobre as práticas dentro das forças armadas e as relações entre israelenses e palestinos, especialmente em um contexto já marcado por tensões.

