EUA planejam controlar e vender petróleo venezuelano, afirma secretário de Energia

Patricia Nascimento
Tempo: 1 min.

Na conferência anual de energia do Goldman Sachs, realizada em Miami, o secretário de Energia dos Estados Unidos, Chris Wright, declarou que o governo norte-americano deseja vender petróleo venezuelano. Ele explicou que a intenção é depositar os lucros em contas controladas pelos EUA e direcionar o petróleo tanto para refinarias americanas quanto para o mercado global.

Wright enfatizou que o controle das vendas de petróleo é visto como uma forma de pressão política sobre a Venezuela. Segundo ele, “os EUA precisam controlar as vendas de petróleo para mudar a Venezuela”, destacando que a mudança no país só ocorrerá com a alavancagem dos Estados Unidos. Além disso, o secretário mencionou a expectativa de aumento na produção petrolífera da Venezuela, prevendo a entrada de empresas americanas no setor.

O governo dos EUA também tem planos para reconstruir a indústria petrolífera venezuelana, importando peças e equipamentos necessários para esse processo. Durante a conferência, Wright reiterou que o petróleo que seria enviado aos Estados Unidos viria de estoques, conforme anunciado pelo presidente Donald Trump. Essa estratégia reflete a intenção dos EUA de aumentar sua influência sobre a Venezuela em um cenário político instável.

Compartilhe esta notícia