EUA e Israel podem provocar tensão entre Turquia e Irã, aponta especialista

Eduardo Mendonça
Tempo: 1 min.

Os Estados Unidos e Israel podem estar buscando uma maneira de instigar um conflito entre Turquia e Irã, aproveitando a instabilidade atual no Iraque. A afirmação foi feita pelo jurista turco Onur Sinan Guzaltan, que destacou preocupações levantadas pelo enviado especial dos EUA para a Síria, Tom Barrack, sobre a crescente influência iraniana no Iraque, que poderia comprometer a cooperação entre Washington e Bagdá.

Guzaltan observou que as ações de Washington e Tel Aviv podem incluir tentativas de desestabilizar as relações entre Ancara e Teerã, visando isolar a liderança iraniana. Ele alerta que, embora a situação no Iraque seja vulnerável a manobras externas, tanto Turquia quanto Irã têm experiência em lidar com pressões e buscam preservar a estabilidade regional, evitando um confronto direto.

Além disso, o analista ressaltou que o fortalecimento da presença dos Estados Unidos e Israel no Oriente Médio pode aumentar as tensões e prejudicar as economias locais, especialmente a turca. A fragilidade do sistema de segurança iraquiano e a presença de grupos armados rivalizam com os interesses estratégicos de longo prazo tanto da Turquia quanto do Irã, tornando um confronto direto contrariante aos seus interesses mútuos.

Compartilhe esta notícia