EUA apreendem dois navios petroleiros ligados à Venezuela no Atlântico

Patricia Nascimento
Tempo: 2 min.

Os Estados Unidos capturaram nesta quarta-feira (7) dois navios petroleiros associados à Venezuela no Oceano Atlântico. A primeira apreensão, do petroleiro anteriormente conhecido como Bella-1, agora rebatizado de Marinera, ocorreu após uma longa perseguição que envolveu a Marinha da Rússia, aliada do governo venezuelano, em um esforço para evitar a captura da embarcação, que estava vazia no momento da apreensão.

A operação foi realizada em cumprimento a um mandado de um tribunal federal americano e foi coordenada pelos Departamentos de Justiça, Segurança Interna e Defesa dos EUA. O Comando Europeu dos EUA afirmou que a ação está alinhada com a política do governo americano de sancionar embarcações que ameaçam a segurança e a estabilidade da região. Após a captura da Marinera, uma segunda embarcação, a M/T Sophia, também foi apreendida por atividades ilícitas no Mar do Caribe.

A Rússia repudiou a operação, classificando-a como ilegal e alegando que violou a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar. A apreensão dos navios ocorre em um contexto de crescente pressão dos EUA sobre a Venezuela, que inclui um bloqueio total a petroleiros sancionados. As ações recentes refletem a determinação do governo dos EUA em intervir nas atividades políticas e econômicas da Venezuela sob a liderança de Nicolás Maduro.

Compartilhe esta notícia