O presidente do Equador, Daniel Noboa, anunciou nesta quarta-feira, 21, a implementação de uma tarifa de 30% sobre as importações da Colômbia, com início em 1º de fevereiro. Essa decisão foi motivada pela falta de ações efetivas do governo colombiano no combate ao narcotráfico, crucial para a segurança na região de fronteira entre os países.
Noboa destacou em sua declaração que, apesar dos esforços do Equador para cooperar com a Colômbia, incluindo um déficit comercial significativo, as forças armadas equatorianas continuam a enfrentar grupos criminosos sem a devida colaboração do país vizinho. O presidente também fez um apelo por um diálogo mais construtivo, que leve a ações conjuntas no enfrentamento do narcotráfico e da mineração ilegal, problemas que afetam a segurança regional.
A tarifa de 30% permanecerá em vigor até que um acordo concreto seja alcançado entre os dois países para o combate ao narcotráfico. Essa medida pode impactar as relações comerciais entre Equador e Colômbia, além de acentuar a tensão na região, onde a cooperação é vital para enfrentar os desafios impostos pelo crime organizado.

