EBC abre prazo para recursos no Comitê Editorial da comunicação pública

Thiago Martins
Tempo: 2 min.

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) anunciou a abertura do prazo para interposição de recursos referentes às vagas remanescentes do Comitê Editorial e de Programação (Comep). Este prazo se estende de 19 a 23 de janeiro e é acessível através da plataforma digital Plataforma Brasil Participativo. O resultado preliminar já foi divulgado, e três organizações da sociedade civil chegaram à fase final, aguardando a seleção final que será feita pelo presidente da República.

O Comep, que integra o Sistema Nacional de Participação Social na Comunicação Pública (Sinpas), foi reinstaurado após nove anos sem instâncias de participação social. Este comitê visa promover a inclusão da sociedade civil no acompanhamento da aplicação dos princípios do sistema público de radiodifusão no Brasil. A lista tríplice dos candidatos será encaminhada ao presidente, que designará os membros por decreto, com mandato até 8 de julho de 2027.

A reinstalação do Comep representa um marco histórico para a EBC, refletindo uma mudança significativa na abordagem da comunicação pública no Brasil. Com o foco em diversidade e inclusão, o Comep e o Comitê de Participação Social, Diversidade e Inclusão (Cpadi) buscam garantir a pluralidade de ideias e a promoção de conteúdos variados. Essa estrutura reformulada foi estabelecida pelo decreto do presidente em exercício, Geraldo Alckmin, em 2025, visando a modernização e a democratização da comunicação pública no país.

Compartilhe esta notícia