Dólar sobe em meio a alívio nas tensões políticas e foco no Banco do Japão

Amanda Rocha
Tempo: 2 min.

O dólar valorizou-se nesta quinta-feira, 15 de janeiro, em relação a diversas moedas, refletindo um cenário de consolidação para a moeda americana. A alta foi impulsionada pela diminuição das tensões entre o presidente dos EUA e o Federal Reserve, assim como a redução da probabilidade de um conflito militar entre Washington e Teerã. Às 17h50, o dólar alcançou 158,63 ienes, enquanto o euro e a libra apresentaram desvalorização.

O mercado financeiro observa com atenção as possíveis novas eleições no Japão e a decisão do Banco do Japão (BoJ) prevista para a próxima semana. O dólar manteve uma variação relativamente estável, mesmo em relação ao iene, em virtude de potenciais intervenções para estabilizar a taxa de câmbio. A expectativa é de que o BoJ não aumente a taxa de juros até pelo menos o segundo trimestre de 2026, apesar das discussões sobre a fraqueza do iene e suas implicações inflacionárias.

Além disso, o dólar também subiu em relação ao won sul-coreano, mesmo após o Banco da Coreia do Sul decidir manter a taxa de juros inalterada. A incerteza sobre a inflação gerada pela desvalorização da moeda sul-coreana preocupa as autoridades locais. Em contraste, na Argentina, o dólar caiu em relação ao peso, impulsionado por notícias positivas sobre a economia local e a inflação, conforme analisado por especialistas.

Compartilhe esta notícia