Nesta quinta-feira, 16 de janeiro de 2026, o dólar operou próximo da estabilidade em relação às moedas europeias, enquanto o iene japonês se valorizou após um alerta de intervenção por parte do governo do Japão. Por volta das 17h50, o dólar recuava para 158,08 ienes, e o euro estava cotado a US$ 1,1603. A valorização do iene reflete a preocupação da ministra das Finanças, Satsuki Katayama, sobre a desvalorização contínua da moeda japonesa.
As declarações da ministra indicam que o governo japonês está pronto para agir decisivamente diante da fraqueza do iene, que tem sido um tema recorrente entre autoridades e o Banco do Japão. Robin Brooks, economista do Brookings Institute, afirmou que a situação do iene deve piorar antes de melhorar, destacando que intervenções no mercado de câmbio não serão efetivas sem mudanças na política monetária do Banco do Japão. Isso ocorre em um contexto político interno que pode impactar o comando do país e aumentar o prêmio de risco soberano.
No que diz respeito às economias emergentes, a Argentina se destacou ao reportar superávit fiscal primário e financeiro pelo segundo ano consecutivo, uma conquista significativa desde 2008. Com isso, o dólar caiu para 1.429,76 pesos argentinos, após o ministro da Economia, Luis Caputo, anunciar resultados financeiros positivos, mesmo com a dívida pública sendo quitada. Este cenário positivo para a Argentina pode ter implicações no fortalecimento da moeda local em um contexto de incertezas financeiras globais.

