O tenista sérvio Novak Djokovic, atual número 4 do mundo, começou sua campanha no Aberto da Austrália com uma vitória sólida nesta segunda-feira, 19 de janeiro de 2026. Ele derrotou o espanhol Pedro Martinez, classificado como número 71, em um jogo realizado na Rod Laver Arena, com parciais de 6-3, 6-2 e 6-2, em apenas duas horas de competição.
Com esta vitória, Djokovic garante sua presença na segunda rodada do torneio, onde enfrentará o italiano Francesco Maestrelli, que avançou após eliminar o francês Terence Atmane. Esta é a 81ª vez que Djokovic participa da chave principal de um torneio de Grand Slam, igualando um recorde anteriormente compartilhado com Roger Federer e Feliciano López, evidenciando sua longevidade e sucesso na carreira.
Djokovic, que está em busca de mais um título em Melbourne, igualou o recorde de participações no Aberto da Austrália de seu rival Federer, que se aposentou em 2022. O tenista se junta a outros grandes nomes, como o atual número 1 do mundo, Carlos Alcaraz, e o alemão Alexander Zverev, na segunda rodada, enquanto aguarda a estreia do atual bicampeão, o italiano Jannik Sinner.

