No primeiro dia de 2026, um desligamento automático de equipamentos causou a interrupção de 115 megawatts (MW) da carga elétrica em São Paulo, de acordo com o Informativo Preliminar Diário da Operação (IPDO) do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O evento foi registrado e comunicado oficialmente no dia 2 de janeiro, destacando a importância da gestão de energia nesse período de festividades.
O desligamento afetou transformadores específicos e seções da Subestação Norte, situada em Guarulhos e operada pela ISA Energia Brasil. Estima-se que 44 MW da carga interrompida eram destinados à área de concessão da EDP São Paulo, enquanto 71 MW estavam relacionados à Enel São Paulo, que atende a região metropolitana, incluindo a capital.
A normalização da carga e dos equipamentos começou às 18h55 e foi concluída rapidamente, em menos de 15 minutos. Contudo, a causa do desligamento ainda não foi esclarecida, e a ISA Energia não se manifestou sobre o ocorrido até o fechamento desta matéria, levantando preocupações sobre a segurança e confiabilidade do sistema elétrico na região.

