A Defesa Civil de São Paulo anunciou a instalação de um Gabinete de Crise nesta segunda-feira (19) para acompanhar os impactos das chuvas que assolam o estado. O objetivo da medida é otimizar a alocação de recursos e agilizar o apoio aos municípios afetados, em um momento crítico que já resultou em 11 mortes desde dezembro. O alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) destaca que a região de São José dos Campos e o litoral norte paulista enfrentam chuvas intensas, com previsão de acumulados superiores a 50 milímetros.
Os efeitos das chuvas já são visíveis na capital paulista, onde veículos foram arrastados para rios, resultando na morte de um homem e no desaparecimento de sua esposa. Além disso, áreas do norte e noroeste do estado, como São José do Rio Preto e Franca, estão sob alerta para tempestades, com risco de granizo e ventos fortes. A recomendação é evitar transitar durante as chuvas, especialmente em locais com histórico de deslizamentos e alagamentos.
No último domingo, a cidade de Corumbataí enfrentou bloqueios na Rodovia Washington Luís devido a deslizamentos, que foram solucionados na manhã de hoje. Em Analândia, foram registrados 79mm de chuva, causando enxurradas que arrastaram veículos, mas sem feridos. As autoridades permanecem em alerta para novas medidas de resposta às condições climáticas adversas que persistem na região.

