Parlamentares sul-coreanos, tanto do governo quanto da oposição, estão se mobilizando para agilizar a aprovação de um acordo comercial com os Estados Unidos. A decisão vem na esteira de ameaças do presidente Donald Trump de elevar as tarifas sobre produtos da Coreia do Sul de 15% para 25%. O Partido Democrático já iniciou consultas com autoridades do governo e planeja colocar o projeto em votação no próximo mês, buscando apoio de ambos os lados do Parlamento.
A agência de notícias Yonhap informa que o partido do governo está respondendo a questões levantadas pelos EUA sobre o setor digital, ressaltando que essas questões não estão diretamente ligadas às tarifas. Além disso, o gabinete presidencial da Coreia do Sul anunciou que implementará o acordo tarifário e que responderá com cautela ao anúncio de Trump, destacando que qualquer mudança nas tarifas dependerá de procedimentos administrativos nos EUA.
O presidente da comissão parlamentar de Comércio, Indústria e Energia da Coreia do Sul, Lee Chul-gyu, afirmou que a aprovação de acordos comerciais geralmente demanda entre seis a sete meses. Enquanto isso, ministros sul-coreanos devem viajar aos EUA nas próximas semanas para discutir as tarifas com autoridades norte-americanas, com a expectativa de que os desdobramentos da situação afetem as relações comerciais entre os dois países.

