Coreia do Norte dispara mísseis antes da visita de líder sul-coreano à China

Jackelline Barbosa
Tempo: 1 min.

Neste domingo, a Coreia do Norte lançou uma série de mísseis balísticos em direção às suas águas orientais, conforme relatado pelas autoridades sul-coreanas. O ataque ocorreu horas antes da viagem do presidente sul-coreano, Lee Jae Myung, à China, onde ele deve discutir questões relacionadas ao programa nuclear do país vizinho.

De acordo com o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, os mísseis foram lançados da região da capital norte-coreana e percorreram cerca de 900 quilômetros. O ministério da Defesa sul-coreano classificou os lançamentos como uma violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU, que proíbem atividades balísticas pela Coreia do Norte, e pediu que o governo norte-coreano interrompesse suas ações provocativas.

A visita do presidente sul-coreano à China busca envolver o país, principal aliado da Coreia do Norte, em um papel construtivo para a paz na região. Enquanto isso, a Coreia do Sul convocou uma reunião de emergência do conselho de segurança nacional para avaliar as consequências dos lançamentos, que são vistos como uma séria ameaça à segurança regional e global.

Compartilhe esta notícia