Um acidente ferroviário devastador ocorreu neste domingo na província de Córdoba, na Espanha, resultando na morte de pelo menos 39 pessoas e deixando dezenas de feridos. A colisão envolveu um trem da Iryo, que se dirigia de Málaga a Madri, e um trem da Renfe, ocorrendo às 19h45, próximo à estação de Andamuz. O número de vítimas aumentou ao longo da noite, passando de 21 para 39, conforme relatado pelo Ministério do Interior espanhol.
Os serviços de emergência informaram que aproximadamente 123 pessoas ficaram feridas, com cinco em estado grave e 24 em estado crítico. Imagens da cena mostram vagões descarrilados e equipes de resgate trabalhando para atender os feridos. O ministro dos Transportes, Óscar Puente, descreveu o acidente como “extremamente estranho”, ressaltando que o trem da Iryo era novo e que a via havia sido totalmente reformada recentemente.
A Casa Real da Espanha e o chefe de governo, Pedro Sánchez, expressaram suas condolências às famílias das vítimas e suspenderam compromissos oficiais em resposta à tragédia. As autoridades ainda investigam as causas do acidente, que surpreenderam especialistas ferroviários pela sua ocorrência em um sistema considerado seguro. As operações de trens de alta velocidade entre Madri e o sul da Espanha foram suspensas temporariamente como medida de precaução.

