Nesta semana, o programa Cidadania Itinerante, promovido pela Secretaria da Justiça e Cidadania, chega a seis cidades do estado de São Paulo, incluindo municípios da Grande São Paulo, São José do Rio Preto e Campinas. As unidades móveis oferecerão serviços gratuitos como emissão de documentos e orientação jurídica, atendendo a demanda da população por serviços essenciais.
Em cada local, serão disponibilizadas 100 senhas por dia, distribuídas por ordem de chegada, até uma hora antes do término do expediente. Entre os serviços oferecidos estão a emissão de RG, CNH, além de orientações sobre direitos básicos e acesso a programas sociais. Esta ação reflete um esforço do governo para tornar serviços públicos mais acessíveis.
Os desdobramentos dessa iniciativa podem impactar positivamente a vida de muitos cidadãos que enfrentam dificuldades para acessar documentos e serviços essenciais. A presença do Cidadania Itinerante em diversas regiões é uma tentativa de garantir que direitos fundamentais sejam respeitados, especialmente em áreas com menos recursos e acesso a informações.

