A partir de sexta-feira (30), um ciclone se formará na região Sudeste do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Este fenômeno meteorológico é esperado para trazer chuvas intensas, com volumes que podem superar 100 milímetros em áreas como a Serra da Mantiqueira, além de afetar São Paulo, Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais.
Os especialistas indicam que as chuvas no litoral paulista podem ultrapassar 60 milímetros, e há a possibilidade de tempestades, incluindo a queda de granizo, especialmente na capital paulista e em municípios próximos de Minas Gerais. No sábado (31), a previsão é que as áreas mais afetadas se concentrem entre o Triângulo Mineiro e o Rio de Janeiro, com acumulados significativos em 24 horas.
O ciclone deverá atuar até o início da próxima semana, formando um canal de umidade entre o Espírito Santo e Mato Grosso. Além disso, a passagem de uma frente fria a partir de quinta-feira (29) pode trazer chuvas intensas e tempestades isoladas em outras regiões, como Paraná e Santa Catarina, aumentando os riscos de eventos meteorológicos severos.

